quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Fla prepara projeto de revitalização da Gávea

O conceito de revitalização da área onde está situado o Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, sobreviveu. Mas as idéias mudaram. O shopping center, um dos vilões do projeto vetado pelo governador Sérgio Cabral, foi deixado de lado. E o estádio que tinha capacidade para 30 mil pessoas (abaixo da atual média de público do Fla, que beira 40 mil pagantes) foi reduzido para 12 mil e não será usado para jogos.

O projeto ainda não está oficializado e muito menos foi levado ao Governo. Mas a idéia de revitalização da Gávea está bem latente, ao contrário da iniciativa anterior.

Tanto que a primeira fase do projeto compreende a reforma do parque aquático – privilegiando a piscina olímpica e a arquibancada –, da sede social e da área da Fla-Pel (campos de pelada). Os ginásios Claudio Coutinho (da ginástica) e Hélio Maurício (basquete e futsal) receberiam melhorias, mas permaneceriam no mesmo lugar. O Museu do Flamengo, idéia da vereadora Patrícia Amorim, foi incluído.

A segunda fase compreende a área onde está localizado o estádio. Cinco níveis, sendo dois com um ginásio capaz de receber 7 mil torcedores. O estacionamento de 1.838 vagas foi mantido, mesmo com a diminuição do empreendimento, o que facilitaria o trânsito.

Em outros dois níveis estão compreendidos um centro de convenções, um teatro para 700 lugares e uma pequena área comercial. Algo suficiente para construir uma boa academia, mas nada que lembre o antigo shopping center.

– O antigo projeto tinha 12 cinemas. Este é totalmente distinto – explica Carlos Porto, arquiteto responsável pelo projeto do Engenhão e que assina a proposta com o também arquiteto Luís Queiroz.

Por último, um micro-estádio, com 12 mil lugares. Não será utilizado para jogos dos profissionais, apenas para categorias de base, futebol feminino e treinos do time principal em vésperas de jogos.

Um grupo de aproximadamente 30 ingleses que trabalham em empresas especializadas em segurança, viabilização, construção e administração de projetos esportivos assistiram nesta quarta-feira à apresentação da idéia, na Gávea. O Flamengo aproveitou também para apresentar seu plano de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário