quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Honrado com estátua no Maracanã, Zico escolhe o seu gol mais bonito no estádio

Zico está honrado com a estátua em sua homenagem que será inaugurada neste sábado, às 19h, no Hall da Fama do Maracanã. A obra, confeccionada pelo cenógrafo Abel Gomes, terá o maior ídolo do Flamengo dando um "voleio" - assim, ela dá a impressão de que o ex-jogador está no ar. O evento será fechado ao público, que só poderá observar a estátua pela primeira vez no domingo, dia 27, antes do Jogo das Estrelas organizado pelo Galinho.

A ideia surgiu após uma campanha feita em 2007 por torcedores rubro-negros, reunindo 25 mil assinaturas.

- É uma emoção muito grande. Eu fiz grandes jogos no Maracanã, que é a minha casa. Como sempre tratei os torcedores dos outros clubes com muito respeito, acho que não vai ter problema. Será uma honra muito grande para mim.

Zico é o maior artilheiro do estádio, com 333 gols. O mais bonito deles, porém, não está imortalizado. Foi em 1974, em uma partida contra o Grêmio que o Flamengo venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

- Não há imagens, e olha que eu já procurei. A minha mãe estava no estádio. Foi emocionante. Pena que não tenho gravado. Pena que ninguém gravou. Foi o meu gol mais bonito no Maracanã. Sempre brinco com o Vanderlei Luxemburgo por causa desse gol, falo que é para lembrar que ele jogou bola - diz Zico, que aproveitou para descrever o lance. - O Vanderlei cruzou, e cheguei correndo para bater de primeira. Foi um daqueles chutes que você joga a bola lá no placar se pegar mal. Mas foi na veia.

Sem falsa modéstia, o eterno camisa 10 do Flamengo considera difícil um jogador quebrar o seu recorde de gols no estádio.

- É complicado, primeiro porque hoje em dia um jogador não fica esse tempo todo aqui no Brasil, como nós ficávamos. Se um Adriano permanecesse no Rio de Janeiro uns dez anos e jogasse mais no Maracanã, até acho que superaria. Um Romário, um Túlio (Maravilha)... Mas agora, como está o futebol, acho difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário