quinta-feira, 8 de julho de 2010

Camacho: o homem de confiança de Rogério Lourenço

A intertemporada do Flamengo vai chegando ao final. Na próxima quarta-feira (14.07), enfim, o torcedor rubro-negro poderá ver sua equipe em campo, contra o Botafogo, no Maracanã. E a possibilidade é grande que ela veja o camisa número 34, Guilherme Camacho, em campo. O apoiador é homem de confiança do técnico Rogério Lourenço desde as categorias de base e vem tentando manter-se como titular também no profissional.

Nascido em 2 de março de 1990, Camacho tem 20 anos e 11 de Flamengo. Desde o pré-mirim na Gávea, ele já tem 16 jogos no time principal: foram 10 na campanha do hexa, em 2009, e seis neste ano (quatro como titular). Ainda é pouco para o meio de campo, que sonha com um futuro de muitas conquistas no Rubro-Negro.

Em entrevista exclusiva ao site oficial do Flamengo, Camacho revelou sua identificação com o clube, falou sobre a inspiração em Petkovic e prometeu à torcida não só muita disposição como também qualidade na criação de jogadas. Confira abaixo o bate-papo na íntegra:

Equipe do site oficial do Flamengo: Você é um jogador muito identificado com o Flamengo. Como é chegar ao profissional depois de tanto tempo nas categorias de base?
Camacho: Estou desde os nove anos no Flamengo. Cheguei ao clube sem expectativa nenhuma, só para treinar mesmo e, agora, estou aqui. Fui crescendo na base, me destacando e acabei tendo essa oportunidade de ser promovido. Já fiz parte do elenco campeão brasileiro, após 17 anos. É a realização de um sonho.

Equipe: Sua relação com o Rogério já tem alguns anos. Você acredita que isso foi fundamental para que você tivesse mais oportunidades no profissional?
Camacho: Treinei com o Rogério pela primeira vez em 2006, no Juvenil. Ganhamos muitos títulos e acabamos crescendo juntos no Flamengo, porque quando subimos para o juniores, ele também acabou assumindo o time. Então ele já conhece bem não só a mim como a outros jogadores do grupo e fico muito feliz com esta chance.

Equipe: O Petkovic é um dos jogadores mais experientes do elenco e é o principal jogador da sua posição no grupo. Como é o relacionamento entre vocês?
Camacho: Conversamos bastante. O Pet é um cara muito tranqüilo e que ajuda bastante no grupo. Ele sempre me dá umas dicas, de como passar a bola, de quando ter mais tranqüilidade e isso é muito importante. Lembro que, em 2001, tinha 11 anos quando ele fez aquele gol. Já estava no Flamengo e lembro da importância daquele título.

Equipe: Seu estilo de jogo é semelhante ao do Pet?
Camacho: Minha função é de criar, mas também me preocupando com a marcação. Faço aquele terceiro homem. Eu ajudo o Pet na criação e tenho que correr também para deixá-lo um pouco mais solto, com liberdade para criar. Sempre joguei assim, desde a base, e é deste jeito que acredito que posso render meu melhor futebol.

Equipe: O que o torcedor pode esperar do Guilherme Camacho?
Camacho: A torcida do Flamengo pode espera muita entrega de mim. Disposição e raça não vão faltar. Não só a mim como a todo o grupo. E podem esperar também um jogador com qualidade de passe e muita vontade na marcação. Vou correr bastante, trabalhar muito e espero seguir muito tempo aqui.

Equipe: A intertemporada em Itu foi proveitosa para o Flamengo?
Camacho: Esses dias em Itu foram muito importantes. Nós trabalhamos bem, nos dedicamos bastante e acredito que os frutos serão colhidos nos próximos jogos do Brasileiro. Houve algumas mudanças no elenco, mas estamos trabalhando forte para quando chegarmos na hora do jogo contra o Botafogo estarmos todos bem. Estamos tendo tempo para trabalhar e agora é encarar cada momento como uma decisão.

Equipe: Em alguns jogos da reta final do primeiro semestre, pode-se ver que você chegou ao final das partidas esgotado. E agora, como você está fisicamente?
Camacho: Estou me sentindo bem. No início, estava um pouco sem ritmo de jogo, mas, agora, já com uma sequência e com os trabalhos feitos na intertemporada, estou bem melhor e pronto para a pegada do profissional.

Equipe: Você treinou como titular desde o início da intertemporada. Qual é a importância disso e como você se sente com esta confiança do treinador?
Camacho: É importante ter essa confiança do treinador e fico muito feliz com isso, mas sei que nada é definitivo. De um dia para o outro, muita coisa pode mudar e tenho que ter a cabeça no lugar em relação a isso. Mas é importante, com certeza, ter começado estes primeiros treinamentos como titular e vou trabalhar muito para me manter no time principal.

Equipe: O que você pode falar da campanha do título brasileiro de 2009?
Camacho: Aquela campanha serviu como aprendizado. Foi um título histórico e me sinto muito feliz em ter participado. No ano passado, eu não estava tão acostumado com o profissional como nesse ano. Acredito que agora estou mais seguro. Em 2009, eu tinha acabado de subir e isso me atrapalhou um pouco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário