terça-feira, 8 de março de 2011

Clube dos 13 divulga mais quatro licitações e quebra marca bilionária

Como o LANCENET! havia antecipado na semana passada, o Clube dos 13 lançou nesta segunda-feira mais quatro licitações para a comercialização de direitos de imagem do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-14.

Depois de divulgar a licitação da TV aberta, cujos envelopes serão abertos na próxima sexta-feira, o C13 divulgou a licitação de TV fechada, pay per view, internet e celular, cujos envelopes serão abertos nos dias 23 e 24 deste mês.

Como na primeira licitação, os valores dos contratos são aproximadamente o dobro do último pacote fechado para o triênio 2009-11.

O valor mínimo pedido pelo C13, considerando todos os produtos, deverá ser de R$ 1,1 bilhão por ano, o primeiro a quebrar a barreira do bilhão no esporte nacional.

A divulgação da licitação mostra que o C13 não jogou a toalha diante do fato de que a maioria de seus filiados decidiu negociar de forma independente. E também mostra uma redução de expectativa. Até o racha iniciado pelo Corinthians há duas semanas, a expectativa mínima de ganhos era de R$ 1,3 bilhão por ano, revelada em conversas informais de dirigentes da entidade e de clubes.

Dirigentes do C13 não afirmam oficialmente, mas esperam, com a divulgação dos números, conter pelo menos uma parte da debandada. Mostrando que eles podem ganhar mais negociando em conjunto do que separadamente, contam que alguns clubes voltem atrás.

Novo produto
A novidade dessa licitação é a criação de uma disputa específica para internet. Até o último contrato, ele era um item do acordo de TV aberta. O modelo se deve ao fato de que, nas Organizações Globo, o serviço de internet é uma operação da televisão, e não independente.

O contrato de internet exige uma proposta mínima de R$ 40 milhões mais um pagamento mínimo de R$ 10 milhões por resultado (50% de algumas receitas ficam com o C13).

As vendas dos direitos de internet e de celulares são as que reúnem os maiores números de competidores. Por serem produtos novos, não está claro quanto as empresas estão dispostas a pagar.

O calendário da licitação

23 de fevereiro
Clube dos 13 envia a emissoras de TV carta-convite para participar da licitação de TV aberta. O lance mínimo é de R$ 500 milhões por ano, em valores de janeiro de 2011.

7 de março
O Clube dos 13 envia a empresas de TV, internet e telefonia celular cartas convites para participar das licitações da TV fechada, pay per view da TV, internet e telefonia celular. Ao todo, existem uma dúzia de empresas interessadas.

11 de março
O Clube dos 13 vai receber e abrir os envelopes com as propostas das TVs. A Globo afirmou que não vai participar. A Record já afirmou que vai. O que não se sabe é se quem ganhar vai levar, em razão da dissidência da maioria dos clubes grandes.

23 e 24 de março
O C13 vai abrir as propostas para as quatro mídias cujas licitações começaram nesta terça. É possível que o cenário de disputa com os dissidentes já esteja mais claro.


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