sábado, 2 de julho de 2011

Amor ao Fla e ao futebol impulsiona Angelim: ‘Fome de títulos não passa’


ronaldo angelim flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Não é com prazer que Ronaldo Angelim, herói e ídolo do hexacampeonato brasileiro do Flamengo, senta no banco de reservas. Só que o respeito pelas decisões de Vanderlei Luxemburgo e pelos colegas o impedem de fazer qualquer tipo de queixa.

- Respeito o treinador, respeito os meus companheiros, o trabalho deles. Os zagueiros que estão jogando são meus amigos. Concentro com o David Braz, divido quarto com ele. Mesmo quando fico no banco, não deixo de fazer o que tenho de fazer, que é treinar forte, me dedicar, para quando eu for chamado estar pronto.

Nas vitórias sobre Atlético-MG e América-MG, o Magro de Aço foi chamado e voltou a ser titular. Contra o Galo, o treinador o escalou ao lado de Welinton e David. Na partida seguinte, ganhou a posição do companheiro de quarto. Desde 2006 no clube, o jogador, de 35 anos, disputou 268 partidas pelo Flamengo e marcou 17 gols. Foram seis títulos conquistados: um brasileiro, uma Copa do Brasil e quatro cariocas. Ora zagueiro, ora lateral-esquerdo, em 2011 ele jogou 15 vezes e ajuda o time como pode, especialmente com a disposição de vencedor.

- A fome de títulos não passa. Primeiro por ser flamenguista e também por gostar de jogar futebol. Se não gostasse, já teria parado. Mas sei que tenho condições de ajudar. Fisicamente estou bem, trabalho sempre, me cuido bastante. Procuro fazer as coisas corretas para poder estar jogando em alto nível até hoje.

Ronaldo Anglim, Junior Cesar e Renato Abreu no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM) 
 
Ronaldo Angelim treina firme: zagueiro garante que segue com fôlego (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

Em 2010, Angelim cogitou a possibilidade de encerrar a carreira, principalmente por conta do desempenho ruim do Rubro-Negro, que conviveu com a ameaça do rebaixamento até a penúltima rodada do Brasileirão. O zagueiro não só continuou, como teve o contrato renovado até o fim desta temporada.

- Quando o professor pediu para renovar o contrato até o fim do ano, percebi que ele tinha confiança em mim. Além disso, vi que a chance de brigarmos pelo título seria muito grande por conta dos jogadores que chegaram. Para mim, é um orgulho.

Angelim assegura que tem fôlego para jogar em alto nível até o fim da temporada.

- Eu me sinto muito bem, ainda estou correndo bem para encarar essa maratona de jogos. O ano passado foi mais complicado e acabei conseguindo jogar o ano todo, sem qualquer lesão. Vamos ter uma sequência difícil agora contra São Paulo, Fluminense e Palmeiras, só clássicos. Vamos trabalhar bem, temos profissionais capacitados que vão deixar a equipe voando para fazer grandes jogos.

Para quem está na reta final da carreira, encerrá-la com uma nova conquista do Brasileiro seria o desfecho perfeito. De preferência com outro gol do título.

- Rapaz, é difícil acontecer. Não é toda hora. Já que estamos tomando gols de bola parada, quem sabe a gente faz em alguém (risos). Tomara que eu tenha a oportunidade de fazer um gol numa reta final.

O Flamengo está em sexto na tabela e tem 13 pontos. A partida contra o São Paulo será na próxima quarta, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário