segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Zico nega que apoio à chapa azul seja por revanchismo: 'Conheço de perto'


Zico (Foto: Reprodução) Zico participou na noite desta segunda-feira de uma transmissão ao vivo via internet. O ídolo do Flamengo foi sabatinado pelo grupo de torcedores intitulado FMAF e o assunto principal foi a eleição presidencial do clube. O Galinho já declarou apoio à chapa azul, que tem como candidato Eduardo Bandeira de Mello. A chapa faz oposição à atual presidente, Patricia Amorim, que tenta reeleição e com quem Zico se desentendeu quando era diretor do clube, em 2010. O maior jogador da história do Flamengo nega que o apoio à chapa azul seja por revanchismo e conta que já tem ciência das intenções de seus integrantes desde a época que ainda trabalhava no Flamengo.

- Minha forma de apoiar essa nova chapa foi porque conheço essas pessoas de perto. Foram pessoas que já queriam me ajudar nos meses em que fiquei no Flamengo. Tinha contato com eles e falava muito sobre o Flamengo. Fui conhecendo de perto e vendo as atitudes que estavam tomando. A história deles é de conhecimento grande de Flamengo. Foi mais em função disso, não vou estar preocupado com quem teve problemas comigo - disse Zico.

O Galinho contou que não vai poder votar na eleição de 3 de dezembro porque vai estar fora do país, a serviço da seleção do Iraque, da qual é treinador.

Confira abaixo as principais declarações de Zico.

Por que chapa azul

- Eu podia muito bem aderir à chapa do (Ronaldo) Gomlevsky, gosto dele, foi o primeiro candidato com quem conversei. O Lysias (Itapicuru), não tenho nada contra ele também. Minha forma de apoiar essa nova chapa foi porque conheço essas pessoas de perto. Foram pessoas que já queriam me ajudar nos meses em que fiquei no Flamengo. Tinha contato com eles e falava muito sobre o Flamengo. Fui conhecendo de perto e vendo as atitudes que estavam tomando. A história deles é de conhecimento grande de Flamengo. Foi mais em função disso, não vou estar preocupado com quem teve problemas comigo. Não tem isso comigo. Acho que é o melhor para o Flamengo. Apoiei outros candidatos do Flamengo, é um direito meu como sócio-proprietário do Flamengo. Eu, por sinal, comprei meu título com meu dinheiro, não ganhei de ninguém, não. Não estou preocupado com revanchismo, com os problemas que tive com a atual diretoria.

Sem cargo remunerado se a chapa ganhar

- Tenho meu modo de pensar, meu modo de ser, preservo a ética e a minha conduta. Não estou fazendo campanha para A ou B para daqui a pouco estar lá como profissional. Sempre vou continuar lutando pelo Flamengo, vou participar sempre. Mas as pessoas têm que entender que eu sou um profissional do futebol, sou treinador, tenho compromisso até 2014 com o Iraque. Estou cheio de problema, não era o esperado, mas estou tentando ajudar um país, um grupo de jovens, estou na briga pela classificação (para a Copa do Mundo). Caso (a chapa azul) vença, vou continuar dando minhas opiniões. São pessoas minhas amigas. Mas as decisões serão sempre deles. Eu mostro o caminho que acho que pode ser positivo, mas não que eu seja dono da verdade. Existem grandes rubro-negros que podem ajudar o Flamengo, independentemente de ser eu ou outros que jogaram, o importante é modelo de gestão, a mudança de estatuto. Saber que o futebol tem de ser sempre o carro-chefe. Saber que a base é que dá frutos.

Pouca vivência diária no clube não influencia

- Estão querendo levar as coisas para um lado de que são pessoas (da chapa azul) que estão longe, mas são torcedores de cadeira, de arquibancada. Não tem ninguém que não saiba o que acontece no futebol do Flamengo. Eu conheci o Flávio Godinho (coordenador da chapa) vendo jogo do Flamengo. É um grupo que não precisa de nada, todos estabilizados, estão vendo que podem dar uma contribuição para o Flamengo. Você não precisa ser conhecido para ser candidato.

Os votos e os torcedores

- Sou totalmente contrário a essa questão que uma eleição do Flamengo se decida com 700 votos. O Flamengo é muito grande, deveria ser eleição para torcedor votar, o grande patrimônio do Flamengo é a torcida, e ela deveria escolher quem acha que poderia fazer pelo Flamengo. Tudo isso pode ajudar, vejo muita gente querendo se tornar sócio para participar. O Flamengo deveria ser mais aberto, para ter uma eleição com 10 mil, 20 mil sócios. É melhor do que ficar com aqueles currais, curriola, e eleger alguém porque tem amizade do que pela qualidade da pessoa. Essa eleição está chamando muita atenção para isso e talvez possa abrir as portas para que o Flamengo possa ser mais democrático em sua eleição.

Críticas a quem dirige o clube

- O respeito maior que a gente tem pelo Flamengo é o torcedor. A torcida é o grande patrimônio do Flamengo, fico vendo essas pessoas que dirigem o clube, não têm noção, não sabem o que é o Flamengo, poderiam dar umas voltas pelo Brasil. É uma loucura. As pessoas não sabem que cada decisão que ela toma, o que representa para o Flamengo. O Flamengo é o Brasil inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário