sábado, 12 de janeiro de 2013

Reforço número 1, Elias veste a 8: ‘Conheço o peso dessa camisa’


O reforço número 1 da gestão de Eduardo Bandeira de Mello vestiu rubro-negro pela primeira vez na manhã deste sábado. O volante Elias, de 27 anos, foi apresentado no Ninho do Urubu pelo diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe. O jogador chega por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal, e com contrato de uma temporada. Em agosto, o Rubro-Negro terá a opção de compra de 50% dos direitos econômicos com valor fixado (não divulgado). No fim do vínculo, caso não tenha exercido a prioridade na compra, o Flamengo terá de pagar 500 mil euros aos lusos (cerca R$ 1,3 milhão).

- Quero agradecer o apoio de todos os torcedores do Flamengo, tenho recebido com muito carinho, isso é muito importante. O que me motiva é o grande o clube que o Flamengo é, o projeto dessa diretoria é muito bom, e eu espero voltar a jogar, voltar a aparecer, para voltar à seleção brasileira. Conheço o peso dessa camisa. Não assusta. Já tive a chance de jogar em outra grande equipe (Corinthians). Estou acostumado com esse peso, com esse desafio. Será natural.

Após usar a camisa 7 no Corinthians e a 77 no Sporting Lisboa, Elias será o 8 do time rubro-negro e espera que o número lhe dê sorte nesta nova jornada.

- Fiz minha história no Corinthians com a 7, fui muito feliz, mas agora escolhi a 8 para fazer a minha história no Flamengo.

elias flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com) 
Elias recebeu a camisa 8 em sua apresentação no Flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
 
Assim como Alexandre Pato, que trocou o Milan pelo Corinthians, o volante foi questionado se estaria dando um passo para trás por voltar de forma precoce para o Brasil. A resposta seguiu a linha do atacante. Elias exaltou o Flamengo.

- Acho que dei um passo para frente e ele também. O Brasileiro é o segundo campeonato do mundo, é um passo à frente que estou dando. Estou em um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Tudo na vida é desafio. O que me motivou é que o Flamengo sempre briga por títulos.

Elias foi formado nas divisões de base do Palmeiras e ganhou projeção no Corinthians entre 2008 e 2010. Posteriormente, acertou com o Atlético de Madri, mas não teve sucesso no clube espanhol e seguiu em 2011 para o Sporting por 8,8 milhões de euros (R$ 23 milhões) - a maior negociação da história do time de Lisboa, com quem tem contrato de 2016.

Ele chegou na janela de verão e alternou bons e maus momentos. O clube esperava maior retorno de um jogador que custou alto investimento. Sem se envolver em polêmicas, o volante era um dos líderes do elenco, usou a braçadeira de capitão, mas o Sporting faz uma das piores campanhas da sua história.

- Foi boa a minha passagem na Europa, aprendi muito, uma filosofia nova de futebol. É importante para o jogador. Fui campeão pelo Atlético de Madri, campeão da Liga Europa. Não foi excelente, como gostaria que fosse, mas foi boa.

No Corinthians, jogou com Ronaldo em 2009, e chegou a ser eleito pelo Fenômeno como destaque do Campeonato Paulista daquele ano. Pelo Timão, Elias conquistou o Brasileiro da Série B em 2008, e Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009).

O jogador ainda não tem previsão de estreia, mas não deve participar do primeiro jogo no Campeonato Carioca, dia 19, no Engenhão.

- Estou sem treinar há dez dias, vim para o Brasil para resolver a minha situação. Estava correndo, mas não é a mesma coisa. Vamos ver como serão os próximos dias.

Elias está concentrado com o grupo rubro-negro desde a noite de quinta-feira. Neste domingo, os jogadores terão folga.

Ficha técnica:
Nome completo: Elias Mendes Trindade
Data de nascimento: 16/05/1985
Naturalidade: São Paulo (SP)
Posição: Meia
Peso: 75 kg
Altura: 1,73m
Clubes: Palmeiras, Náutico, São Bento, Juventus, Ponte Preta, Corinthians, Atlético de Madri e Sporting.



Nenhum comentário:

Postar um comentário