quarta-feira, 22 de maio de 2013

Garoto-propaganda, Zico recebe parte da mensalidade do programa de sócio


Flamengo inaugura estátua de Zico (Foto: Wagner Meier/Lancepress!)O Flamengo apostou em uma solução caseira para divulgar o programa do sócio-torcedor e economizar em publicidade. Zico, escolhido para ser o garoto-propaganda, receberá, em troca da imagem cedida, R$ 5 da primeira mensalidade de cada filiado.

Além da participação no vídeo de divulgação do projeto, o Galinho também esteve presente em campanhas pontuais com os torcedores. Ele ainda deve aparecer em outras ações de marketing, conforme combinado entre as partes.

O departamento de marketing do Flamengo, por meio do diretor Frederico Luz, confirmou que Zico tem direito a uma fatia da mensalidade, mas não comentou o valor.

– Não chega a ser esse valor – negou o dirigente.

O LANCE!Net tentou contato com o Galinho, mas ele não foi localizado. Zico está Nova York, nos Estados Unidos, e só voltará segunda-feira.

No relatório divulgado nesta terça-feira pelo Movimento Por Um Futebol Melhor, o clube aparece com quase 22 mil sócios e uma receita anual de R$ 12,5 milhões. A partir deste número, pode-se projetar que Zico tem a receber R$ 110 mil.

Com quase metade dos adeptos fora do estado do Rio de Janeiro, o Flamengo promete promover algumas ações para contemplar esses sócios nos jogos em que o time fará longe da capital carioca durante o Campeonato Brasileiro.

– Não ter Engenhão e Maracanã neste momento, por um lado, tem sua vantagem. Assim, podemos nos aproximar deste torcedor que não mora no Rio de Janeiro – explicou Frederico Luz.

Academia LANCE!

Amir Somoggi
Consultor de marketing e gestão esportiva

Este é um modelo que foi aproveitado, por exemplo, pelo Beckham para viabilizar a ida dele ao Los Angeles Galaxy, e do Ronaldo para o Corinthians. O jogador não ganha um salário alto, mas entra como um sócio no clube. É interesse de todo jogador participar em um projeto de marketing, não só em sócio-torcedor, mas em venda de camisas e amistosos internacionais. No caso do Ronaldo, era patrocínio; no do Beckham, venda de produtos. Isso cativa e mexe com a emoção do torcedor.

DÚVIDAS ENVIADAS POR TORCEDORES DO FLAMENGO SOBRE O PROGRAMA SÓCIO-TORCEDOR E QUE FORAM ESCLARECIDAS PELO CLUBE

Sócio-torcedor sem o nome na porta do estádio
"O sócio-torcedor que tiver o interesse em assistir à partida precisa confirmar o pedido no site do programa, pois só assim receberá uma confirmação por e-mail de onde irá retirar o ingresso. Não basta ele ir direto ao estádio. É fundamental que haja esta confirmação pela internet. Não podemos segurar uma carga de entradas sendo que não temos uma confirmação se esse ingresso será retirado".

Troca sem o cartão ingresso
"Para adquirir um ingresso ou usufruir dos benefícios do programa, o sócio-torcedor não precisa ter o cartão ingresso em mãos. O cartão é uma forma de facilitar o torcedor. Como ele demora cerca de 20 dias para chegar na casa do associado, basta ele apresentar o CPF para poder participar de todas as ações do plano".

Jogos fora do Rio de Janeiro
"Como o Flamengo jogará fora do Rio neste período antes da Copa das Confederações, teremos a oportunidade de nos aproximar daqueles que moram nas outras cidades. Porém, fizemos uma promoção para o torcedor do Rio, que pode acompanhar o basquete na semifinal da Liga NBB".



Nenhum comentário:

Postar um comentário