quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Com vaias no passado, Mattheus projeta futuro feliz no Flamengo


Mattheus entrevista coletiva flamengo (Foto: Cahê Mota)As duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca foram suficientes para mostrar a Mattheus quão oscilante pode ser a rotina de um jogador profissional. Além de Welinton, que marcou os dois gols que garantiram as duas vitórias, o meia de 19 anos foi o grande personagem da equipe reserva escalada pelo Flamengo para o pontapé inicial da temporada. E com personalidade reverteu uma situação que começou nebulosa, e agora está ao menos estabilizada para sua primeira temporada completa no time de cima.
 
Das vaias diante do Audax até a assistência na partida contra o Volta Redonda, o jovem teve somente três dias para se refazer e começar a reescrever um 2014 que deseja ser de afirmação no Flamengo. De fala pausada e vocabulário extenso, Mattheus atendeu a imprensa nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Em pauta, a boa atuação com direito a passe para gol diante do Voltaço. Entretanto, não dá para falar da volta por cima sem citar a queda. E o meia tratou com naturalidade as críticas e vaias da partida contra o Audax, no último domingo.

- Tem que ser algo natural. Todo jogador pode passar por isso. Estamos expostos. É uma motivação a mais para render mais do que rendi. O torcedor quer ver gol. O próprio Welinton é um exemplo, vive grande fase, fez gols. Tenho que tirar isso como incentivo. Eu me cobro bastante e sei que concluo bem ao gol. Treino para isso. Naquela bola (do gol perdido), tenho um bom aproveitamento. Não acho que fiz uma má partida, estava há muito tempo sem jogar. Fiquei marcado pelo gol perdido. Acontece. Por isso, a torcida cobrou. Foi um pouco duro, mas é natural. O torcedor tem todo direito. Assumo meu erro. Não costumo perder esses gols.
 
Agora, em clima de maior tranquilidade, Mattheus trabalha para conquistar seu espaço no inchado elenco do Flamengo. Ao todo, são 36 jogadores à disposição de Jayme de Almeida, sem contar as possíveis voltas de Elias e Luiz Antonio. Ao término do Carioca, alguns atletas devem seguir outro rumo para que possam jogar. O meia, por sua vez, não vislumbra um futuro longe de Gávea. Ao contrário do que acontece com contemporâneos, como Adryan, Thomás e Rafinha, que foram emprestados, o jovem de 19 anos quer ser importante no clube que o formou, e já falou com Jayme de Almeida sobre isso.

- Uma das conversas que tive com o Jayme foi para falar isso. Ouvi boatos de que seria emprestado, e em momento nenhum quis sair. Sempre falei que queria ficar, mas precisava saber do planejamento do clube. Falei que posso ajudar, e minha ideia é ficar para isso. São vários campeonatos ao longo do ano. Quero jogar, fazer o meu melhor, e colaborar com o Flamengo. Sei que vai depender do meu trabalho, do meu esforço. Pé no chão e humildade sempre.

 A presença do treinador, inclusive, é um dos fatores determinantes para que Mattheus aposte no sucesso em seu retorno definitivo aos profissionais.

- Tenho uma relação muito boa com o Jayme. Meu primeiro jogo como profissional foi com ele. Conversei bastante com ele quando cheguei, ele disse que contava comigo, e ia depender somente de mim. Tenho aproveitado essa confiança. Ele está sendo como um pai para mim, assim como o Cantarele (auxiliar) e o Joélton (preparador físico). Eles me passam confiança. Só tenho que chegar em campo e dar o meu melhor.

Por fim, o meio-campista fez uma autoanálise de sua participação nas duas primeiras partidas do Carioca. Se o gol perdido marcou a estreia, considerada pelo próprio como boa, a exibição diante do Volta Redonda agradou não somente pela assistência, mas, principalmente, pela desenvoltura.

- No primeiro jogo, acho que fiz uma boa partida. Sentimos um pouco pelo tempo curto de preparação, mas sinceramente achei que fosse estar pior na parte física. No segundo, evoluí muito mais. A confiança pela sequência de oportunidades faz o jogador entrar em campo melhor. Pude ajudar não só com o passe para o Welinton, mas também na marcação e em outros momentos. Acho que evoluí bastante. Tenho que trabalhar para estar preparado quando surgir outra oportunidade.

No sábado, o Flamengo volta a jogar pelo Carioca, contra o Duque de Caxias, e promoverá a estreia de sua equipe principal. Mattheus briga por um espaço entre os relacionados e dá início a uma disputa que promete ser longa no decorrer da temporada. A concorrência é forte, e Jayme de Almeida tem à disposição outros sete meias no elenco: Cadu, Everton, Gabriel, Bruninho, Rodolfo, Lucas Mugni e Elano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário