sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ederson é apresentado com pompas na Gávea: "Estou no maior do mundo"



Ainda pouco conhecido da torcida brasileira, o novo camisa 10 do Flamengo foi apresentado com pompas em evento inédito na sede social do clube, na Gávea. Oficialmente, as primeiras palavras de Ederson vestindo vermelho e preto aconteceram no salão de troféus da Fla Experience, onde, além das taças, há um campinho de futebol.

O reforço, que já teve contato com a história rubro-negra, não escondeu a felicidade por chegar ao Flamengo – alegria que demonstrou já no desembarque no Aeroporto Internacional, na manhã desta sexta-feira. Ederson, que estourou internacionalmente com a camisa do Lyon, estava no Lazio e assinou contrato até dezembro de 2017.

– Eu tenho que dizer que estou muito feliz, honrado e orgulho. Era um sonho voltar ao meu país após 11 anos jogando em alto nível na Europa. E estou realizando esse sonho vindo para o maior do mundo, para jogar no clube de maior torcida do mundo. Não poderia ser melhor, e vou fazer de tudo para honrar essa camisa e dar alegrias a essa torcida.


Com duas lesões graves na carreira, uma em cada coxa, Ederson mostrou o desejo de encerrar qualquer polêmica –  segundo ele mesmo, para "colocar definitivamente uma pedra" no assunto. O meia garantiu estar livre de problemas e que se sente 100% fisicamente para desempenhar seu futebol. Bem articulado, teorizou ao afirmar que, com pensamento positivo, dificilmente voltará a ter problemas.

– Esse é um assunto que queria esclarecer e colocar definitivamente uma pedra em cima. Futebol é um esporte de muito contato físico, e estamos sempre buscando a superação e os limites. Infelizmente, lesões acontecem com todos. Segundo motivo: no meu caso, tenho a impressão de ver aquela brincadeira da escola. O primeiro fazia uma frase, passava para o segundo, terceiro, e, no fim, ela ficava enorme e distorcida. Terceiro motivo: vocês já devem ter ouvido falar na Lei da Atração, e penso muito nisso. Por isso só quero pensar em coisas positivas, de que estou no maior do Brasil e no clube de maior torcida do mundo. Vou me esforçar para estar disponível o mais rapidamente possível para ajudar meus companheiros.

Confira os outros assuntos abordados na coletiva.

Emerson Sheik, que voltou ao Brasil com 29 anos, também desconhecido

Sim, é um exemplo para mim. Ele é um grande jogador e vem demonstrando isso no Flamengo. O elenco está cheio de grandes jogadores. Espero poder pegar exemplo de cada um e dar exemplo também.

"Autorização" de Zico para vestir a camisa 10

Na Seleção sub-17, com a qual fui campeão mundial, e nos clubes por onde passei vesti a 10, mas com certeza aqui no Flamengo tem de pedir autorização ao maior de todos para usá-la. Com certeza é uma pressão, sei que existe cobrança, mas existe felicidade e orgulho de vestir essa camisa. Meu objetivo é ser feliz.



Contato com Zico

Tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente no evento Golden Foot. Ele foi receber um prêmio. Excelente jogador, pessoa maravilhosa. Para mim, é uma honra vestir a camisa do Zico, que é o maior artilheiro do Flamengo e o maior ídolo. Não vou medir esforços para ter sucesso com ela.

Principal função em campo

Sou meia de ligação, meu papel é armar as jogadas, fazer a jogadas por trás. Quando não tenho a posse de bola, procuro fazer o trabalho defensivo. Muitas pessoas não sabem a posição exata em que jogo. É que na Europa sempre procurei ser muito polivalente. Já joguei como meia-esquerda, na ponta, mais recuado, mas minha função principal é ser meia de ligação.

Responsabilidade de municiar Emerson e Guerrero

A responsabilidade é grande, mas fica fácil com grandes jogadores. Emerson, Everton e Guerrero são grandes jogadores e muito rápidos. Creio que podemos ter bom entrosamento e fazer bons jogos, dividindo essa responsabilidade e ajudando o time a vencer. Creio que o coletivo, quando funciona, exalta as qualidades individuais de cada jogador. Não é a individualidade que exalta o coletivo. Vivendo bem juntos, podemos criar uma bom setor ofensivo para fazer gols e sair com as vitórias

Com mercado na Europa, opção pelo Fla

Falando-se em Flamengo, é um dos maiores clubes do mundo. É um sonho para qualquer jogador chegar aqui. No Lazio eu não vinha sendo utilizado pelo esquema do treinador. Por isso, optei vir para o Flamengo, que é um grande clube.



Readaptação ao futebol brasileiro

Espero me readaptar o mais rapidamente possível ao futebol brasileiro. Espero que, com a ajuda dos meus companheiros, me adaptar rapidamente. Acredito que é mais difícil para o brasileiro que vai para a Europa se adaptar ao futebol de lá. Brasileiro voltando da Europa tem uma adaptação mais fácil, o essencial é que possa me entrosar com meus companheiros. Tenho visto que o Flamengo tem ambiente muito bom de trabalho.

Previsão de estreia

Por enquanto temos que fazer uma avaliação. Estou treinando há duas semanas e meia, porque na Europa os clubes começaram a treinar agora. A ênfase era mais na parte física, e preciso de tempo para começar a treinar com bola.



Reforços e jogos a que assistiu contra gaúchos

Quanto ao fato que o Flamengo esteja se reforçando, normal. Flamengo é grande clube e tem que estar lutando sempre pelas primeiras posições. Pude assistir à vitória contra o Inter, em Porto Alegre, onde não é fácil (vencê-lo), e a vitória sobre o Grêmio. O time tem tudo para subir na tabela.

Volta à Itália

Vou treinar amanhã de manhã e volto para a Itália para resolver algumas coisas e minha mudança. Minha mulher é italiana, meu filho é italiano, e vou para a Itália resolver a transferência deles para o Brasil.

Liberação difícil do Lazio

Não foi fácil conseguir a liberação, porque senti uma admiração grande do presidente. Me propôs outros clubes da Europa para fazer empréstimo coma opção ao Flamengo, mas a partir do momento que soube que o Flamengo chegaria com esse projeto sério, disse a ele que meu sonho era voltar ao país e jogar no Flamengo. No fim, foi um alívio.



Malas vermelhas e pretas

As malas foram coincidências positivas. Quando soubemos que viria para o Flamengo, eu e minha esposa fomos comprar as malas, pretas por fora. Quando chegamos em casa, vimos que eram vermelhas por dentro. Pensei: "Até as malas?". Ótima coincidência. Tudo deu certo para minha chegada aqui, e estou feliz com isso.

Lesão no único jogo pela Seleção

Sempre pensei dessa forma: o importante não é o que acontece com você. A coisa mais importante é a forma como você reage ao que acontece. Naquela ocasião da Seleção, que era um sonho e passou a um pesadelo, procurei voltar o mais rápido. Voltei em cinco meses. Hoje me sinto 100%, não tenho nenhuma preocupação quanto a isso. Um dos meus objetivos é voltar à seleção brasileira. Mas tem de passar primeiro por bons resultados pelo Flamengo.

Carlos Eduardo, que sofreu com a 10 do Flamengo

Carlos Eduardo é um excelente jogador. Eu o conheci na Seleção. Não conversamos ultimamente, porque não temos um contato muito estreito, mas também desejo muita sorte a ele na continuidade da carreira, e espero fazer ótimas coisas no Flamengo, um clube maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário