domingo, 20 de dezembro de 2015

Flamengo é clube com marca mais valiosa do futebol nacional, diz estudo



A forma como o Flamengo lida com suas finanças trouxe um grande feito para o clube fora de campo. De acordo com levantamento divulgado pela BDO Sports Management, o  Mengão encerrou o ano de 2015 como o clube com maior valor de marca do futebol brasileiro.

A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).

Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhões - R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Mengão tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.

CONFIRA ABAIXO O LEVANTAMENTO DE VALOR DE MARCA DE CLUBES em 2015 (em R$)*


1 - Flamengo - 1,2437 bilhões

2 - Corinthians - 1,2414 bilhões
3 - São Paulo - 878,1 milhões
​4 - Palmeiras - 651,2 milhões
5 - Grêmio - 590,1 milhões
6 - Internacional - 580,7 milhões
7 - Cruzeiro - 512,2 milhões
​8 - Santos - 404,6 milhões
9 - Atlético-MG - 394,8 milhões
10 - vasco - 359,3 milhões, ridículo
11 - Fluminense - 256 milhões
12 - Botafogo - 209,3 milhões
13 - Atlético-PR - 146,8 milhões
14 - Coritiba - 141,2 milhões
15 - Bahia - 102,5 milhões
16 - Sport - 87,4 milhões
17 - Vitória - 78,5 milhões
18 - Goiás - 63,7 milhões
19 - Portuguesa - 58,4 milhões
20 - Figueirense - 51,2 milhões
21 - Criciúma - 40,5 milhões
22 - Avaí - 39,5 milhões
23 - Náutico - 36,4 milhões
24 - Ponte Preta - 35,5 milhões
25 - Santa Cruz - 32,9 milhões
26 - Guarani - 19,1 milhões
27 - Ceará - 19 milhões
28 - Paraná - 18,8 milhões
29 - Atlético-GO - 17,6 milhões
30 - Fortaleza - 13,4 milhões

*Fonte: Análise BDO Sports Management

Nenhum comentário:

Postar um comentário